Instituto Católico de Cultura celebra 25 anos

O Instituto Católico de Cultura, da Diocese de Angra, celebra hoje 25 anos de existência ao serviço da comunidade açoriana.

Foi a 24 de Julho de 1993 que o então Bispo da nossa Diocese, D. Aurélio Granada Escudeiro, criou o designado Instituto de Cultura Católica para a Formação Cristã e Diálogo Fé Cultura.

Circunstâncias diversas não permitiram que o Instituto tivesse desenvolvido em plenitude a missão que então lhe foi confiada, situação que se pretende agora alterar.

Com efeito, o Instituto Católico de Cultura perspectiva esta data simbólica, em que assinala as suas Bodas de Prata, como uma responsabilidade acrescida que quis traduzir na reactivação da sua missão de serviço na promoção da cultura católica nos Açores e com os objectivos propostos pelos seus recentes estatutos: fomentar a formação cristã do laicado, contribuir para a formação duma consciência cristã à luz da doutrina social da Igreja e fomentar o diálogo inter-religioso e ecumênico nos Açores.

Assim, actualmente, o Instituto Católico de Cultura, tutelado pela Vigararia Episcopal para a Formação do Povo de Deus, com o seu Vigário Cónego Dr. Ângelo Valadão, tem como Diretor o Cónego Dr. José Constância e iniciou, no corrente ano pastoral, o processo de instauração de um novo ciclo. Estas bases foram já lançadas com a revisão e aprovação dos seus estatutos e a constituição dos seus corpos directivos: Direção, Conselho Científico Pedagógico, Conselho Geral e Conselho Fiscal.

Fazem ainda parte deste Instituto as diversas Instâncias de Formação – Centro de Formação de Docentes de E.M.R.C., Escola de Formação das Vigararias Episcopais Territoriais e as Escolas de Formação Cristã das Ouvidorias – cujo trabalho em rede se pretende intensificar. Simultaneamente, o Instituto prepara-se para, em Setembro, apresentar ao Conselho Geral o programa para o ano de 2018/2019. Este irá na linha da sua missão de apoiar uma formação de base, ao alcance de todos na Diocese, através das Escolas de Ouvidoria, destacando-se a realização do primeiro curso à distância (e learning) e de iniciativas de formação de nível superior sobre o diálogo Fé Cultura.

O Instituto também já dispõe de um site em que irá actualizando a informação acerca da sua acção nos Açores:  icc.diocesedeangra.pt

Ponta Delgada, 24 de Julho de 2018

Cónego Dr. José Constância

(Director do Instituto Católico de Cultura)